domingo, 15 de maio de 2016

A cicatrização de feridas consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares...



A cicatrização de feridas consiste em uma perfeita e coordenada cascata de eventos celulares e moleculares que interagem para que ocorra a repavimentação e a reconstituição do tecido. Tal evento é um processo dinâmico que envolve fenômenos bioquímicos e fisiológicos que se comportem de forma harmoniosa a fim de garantir a restauração tissular (MANDELBAUM; DI SANTIS; MANDELBAUM, 2003).

Bearzatto, Vaiano e Franzini (2003) relataram a importância da ozonioterapia no tratamento de úlceras crônicas, uma vez que o ozônio demonstrou propriedades antissépticas, induziu a formação de tecido de granulação e a neoangiogênese; resultados semelhantes foram observados no presente trabalho, após 21 dias de tratamento com óleo de coco ozonizado verificou-se que as úlceras apresentaram tecido de granulação (Figura 17).


      Sharma e Hudson (2008) demonstraram que 25 ppm de ozônio gasoso em umidade relativa do ar de 90% é um potente antimicrobiano que promove redução de cepas bacterianas Gran positivas e Gran negativas incluindo esporos e especies de Mycobacterium relacionadas as causas mais comuns de infecções. Salientaram que o efeito antimicrobiano é conseguido por meio de um curto período de exposição, por volta de 20 min., o que torna o sistema baseado no emprego do ozônio muito pratico e de baixo custo.

O ozônio também é capaz de inativar alguns tipos de vírus como o norovirus (SHARMA; HUDSON, 2008). Outros estudos mostraram que a exposição do ozônio reduz a infectividade viral pela peroxidação lipídica e subsequente dano ao envelope lipídico à camada proteica de vários tipos de vírus (MURRAY et al, 2008). A ação antimicrobiana do ozônio esta baseada na exposição local de grandes concentrações de ions oxidantes.


Duarte (2006) e Alvim et al. (2006) descrevem que as propriedades antimicrobianas de substâncias e óleos essenciais inerentes às plantas como produtos de seu metabolismo secundário têm sido reconhecidas empiricamente durante séculos, mas a busca e verificação de sua eficácia científica são recentes. Por outro lado, os micro-organismos que causam prejuízos à saúde humana estão se mostrando resistentes à maioria dos antimicrobianos conhecidos, o que incentiva ainda mais a procura por antibióticos de ocorrência natural. 

Universidade Camilo Castelo Branco Instituto de Engenharia Biomédica