sábado, 4 de maio de 2013

Você tem dor na coluna ou dor articular? Então não deixe de ler este post.

Ozônio no Tratamento Invasivo da Dor



É o tratamento da dor por punções e injeção de ozônio no local da dor e nas estruturas dolorosas, como: articulações, discos vertebrais, músculos e tendões. Tem sido aplicado, utilizando-se técnicas radiológicas simples, no procedimento a agulha é guiada por imagem de raios X, para promover o alívio da dor. Quando a agulha é posicionada sob visão de raio X o ozônio é injetado na quantidade exata para cada caso. O paciente pode apresentar um alívio da dor em alguns minutos após a injeção. A aplicação pode ser repetida várias vezes de acordo com o benefício que o paciente tenha na primeira infiltração. Como a ação do ozônio depende do contato com o local da dor, pode ser aplicado em vários locais próximos para aumentar a chance de êxito.


Na animação acima, é possível observar a punção do ombro doloroso na infiltração de ozônio. Agulha(seta amarela) e a difusão do ozônio dentro do ombro (seta verde).



Locais de infiltração do Ozônio:



1- Dentro da articulação dolorosa: ombro, quadril, joelho e outras.

2- Infiltração na dor muscular: pontos-gatilho e infiltração miofascial.
3- Na hérnia de disco: dentro do disco vertebral doloroso.
4- Na artrose da coluna: dentro do espaço peridural e para vertebral profundo.
5- Nos nervos autonômicos e plexos nos casos de dor visceral, pélvica e neuropática dos membros.

Ozônio no tratamento da invasivo da dor na coluna, articulações e músculos

Injeção de ozônio



O ozônio é um gás instável, produzido por um aparelho gerador, a partir do oxigênio; com esta instabilidade ele é capaz de, quando em contato com as partes internas e externas dos discos da coluna, por exemplo, durante alguns segundos; produzir a liberação de radicais livres capazes de inutilizar as pequenas terminações nervosas que provocam a dor, daí produzir analgesia quando aplicado por injeção direta no local da dor (alvo). A aplicação por punção guiada por raio X e injeção dentro dos discos nas hérnias de disco, no espaço peridural e próximo a músculos dolorosos são as formas de injeção mais eficientes no alívio da dor na coluna. A aplicação pode ser repetida várias vezes para aumentar o efeito analgésico do ozônio, sem risco de complicações.




Punção e injeção do ozônio dentro do disco vertebral para tratamento da dor lombar, artrose e hérnia de disco no nível L5-S1 muito avançada.


Aplicação do ozônio por via peridural no tratamento da dor lombar


Aplicação de ozônio paravertebral e muscular profundo na dor da coluna e na dor miofascial

Procedimento guiado por raio X mostra a aplicação do ozônio por via paravertebral: as faixas mais claras ao RX representam o gás ozônio se difundindo por entre músculos profundos da coluna. Tratamento de dor lombar por discopatia degenerativa e dor miofascial.