segunda-feira, 20 de maio de 2013

O QUE UM PACIENTE DEVE SABER ANTES DE SE SUBMETER A OZONIOTERAPIA.

Série: INFORMAÇÕES QUE A SOCIEDADE EUROPÉIA DE OZONIOTERAPIA RECOMENDA SEJAM DADAS AOS PACIENTES (Traduzida, revisada e acrescida com mais informações pela ABOZ – Associação Brasileira de Ozonioterapia)

O que devo saber como paciente?


Antes de se submeter a qualquertratamento com ozônio, você deve informar seu médico sobre todos os medicamentos que estiver usando, medidas dietéticas especiais, e exames que tenha feito recentemente. Informe-o também sobre alergias, doenças hereditárias ou outras queixas, e os tratamentos submetidos previamente. Seu médico deverá solicitar alguns exames complementares (visando excluir anemia intensa e hipertireoidismo, por exemplo). A Ozonioterapia é um procedimento de baixo risco e aplicada geralmente como um método complementar, aditivo ou restaurativo, isto é, em associação a tratamentos médicos habituais.

A Ozonioterapia é Reconhecida em Diversos Países.

Série: INFORMAÇÕES QUE A SOCIEDADE EUROPÉIA DE OZONIOTERAPIA RECOMENDA SEJAM DADAS AOS PACIENTES (Traduzida, revisada e acrescida com mais informações pela ABOZ – Associação Brasileira de Ozonioterapia)

A Ozonioterapia, atualmente, é reconhecida pelo Ministério da Saúde da Alemanha, da Suíça, da Espanha, do Egito e de outros 15 países, além de ser praticada em 13 estadosdos Estados Unidos da América. Cuba, por exemplo, conta com 39 Centros Clínicos deOzonioterapia dentro de seus maiores hospitais, incorporando a terapia nas suas rotinasde atendimento. Na Rússia, a Ozonioterapia é utilizada em todos os HospitaisGovernamentais. Aproximadamente 10.000 médicos utilizam este método na Europa atualmente.

 

 No Brasil, ainda não há legislação específica regulamentando a prática da Ozonioterapia. Portanto, é necessário que o médico forneça ao paciente informações detalhadas sobre a Ozonioterapia e que o paciente assine um Termo de Consentimento Informado para Ozonioterapia antes do início das aplicações. Os seguros médicos inclusive reembolsam os procedimentos de Ozonioterapia em vários desses países, embora na maioria a técnica ainda não tenha cobertura por parte dos seguros-saúde ou das empresas. Como paciente, você deve também tentar encontrar “escolas” de ozônio existentes em seu país, que treinam especialistas. No Brasil, a ABOZ – Associação Brasileira de Ozonioterapia, com sede em São Paulo, promove dois cursos teóricopráticos por ano. A lista dos profissionais, de todo o Brasil, que realizaram os cursos da ABOZ encontra-se à disposição para consulta telefônica. A maioria das aplicações do ozônio são em série de até 12 sessões (exceto a insuflação retal, que geralmente é feita em ciclos de até 20 aplicações), e uma segunda ou terceira séries semelhantes podem ser necessárias em algumas indicações. Não obstante, você deve sempre recordar que uma pequena prevenção pode tornar desnecessário um tratamento em grande escala, muito mais caro, mais tarde.